Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007

ENTREVISTA AO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE ARCOZELO, DOUTOR NUNO CHAVES

 

Dia 6 de Novembro de 2007 foi proposto um desafio ao nosso grupo de trabalho.

O desafio constava na colocação de algumas questões ao excelentíssimo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo, Doutor Nuno Chaves.

O nosso grupo de trabalho tinha como tema a demografia.

 

 

 

 

 

 

 

Damos agora a oportunidade de terem acesso á entrevista.

 

 

 

 

1.      É do conhecimento geral que a estrutura etária de Portugal esta cada vez mais envelhecida. E na Vila de Arcozelo? Estamos presente uma vila onde predominam os jovens ou os idosos?

R:     Na vila de Arcozelo predominam os jovens embora não consigamos ser exactos quanto ao número em concreto pois são apenas dados subjectivos. Mas a população jovem está em maioria na vila.

Existe uma enorme fixação de jovens em Arcozelo e sobretudo jovens casais que fixam residência na vila em questão. É um dado verídico é mesmo um facto que a maioria dos eleitores em Arcozelo são os jovens.

O senhor presidente Nuno Chaves referiu mesmo que a freguesia cresceu muito em termos educativos, sendo agora também uma freguesia de dormitório na qual as pessoas e os jovens principalmente têm uma vida muito agitada e empregos muito favoráveis ao desenvolvimento da mesma.

 

 

 

2.     Concorda connosco quando dizemos que uma população residente jovem pode influenciar a um maior desenvolvimento da vila em questão? Em que medidas?

 

 

 

R:     O senhor presidente Nuno Chaves também partilha da opinião geral, em que os jovens são parte fundamental do desenvolvimento da vila. O senhor presidente afirma então que o nível de exigência dos jovens quanto à sua própria qualidade de vida é elevada logo foram tomadas medidas como a criação de um saneamento básico, uma maior preocupação com a criação de zonas verdes e a manutenção dos mesmos bem como a colocação de ecopontos em locais apropriados.

Criaram-se também associações de pais mais competentes.

Todas estas medidas foram tomadas para o próprio benefício dos jovens, pois cada vez mais estes exigem uma melhor qualidade de vida.

 

 

 

3.     O que tem sido feito para fixar os jovens em Arcozelo?

 

 

 

 

R:     O fenómeno relatado na questão elaborada é um fenómeno comum. Há encerramentos de fabricas que levam ao desemprego e este desemprego faz com que os jovens procurem cidades maiores em busca de um maior número de oportunidades.

Mas existem à volta de Arcozelo novas indústrias que combatem este fenómeno. Tais como: Complexos desportivos; Pólos industriais e novas Fábricas.

Esta é uma questão delicada em que se nota algumas fragilidades, mas a tendência que se faz sentir é uma tendência positiva, pois já existe uma evolução neste ciclo negativo.

 

 

 

 

4.     É importante falarmos dos jovens e das oportunidades que existem ao seu alcance mas não é de menor importância referirmos também os idosos, que em tempos contribuíram para o desenvolvimento de Arcozelo.

Que medidas se tem tomado para melhorar a qualidade de vida dos idosos?

 

 

R:     Em Arcozelo tem sido tomadas algumas medidas para fornecer aos idosos uma melhor qualidade de vida. Existe então um gabinete de acção social no qual trata dos assuntos financeiros e ate mesmo alimentares dos idosos.

Este gabinete fornece também a alguns idosos verbas mensais que funcionam com um apoio aos mesmos. Existe também em Arcozelo, um centro social.

O centro social de São Miguel que proporciona aos idosos uma vida melhor, pelo menos com mais afectos e cuidados. Mas também se tem em vista a criação de mais um centro deste tipo para cuidar daqueles que em tempos fizeram crescer Arcozelo.

 

 

 

 

 

5.   A nível da estrutura socioprofissional os homens e as mulheres residentes em Arcozelo atingem um nível elevado?

 

 

 

 

R:             Uma vila ou uma cidade é naturalmente avaliada também pelo nível educacional dos seus residentes. Em Arcozelo esta situação é favorável pois as pessoas entre os 20 e os 30 anos são licenciados.

Enquanto que os residentes com idade superior a 40 anos possuem o nono ano de escolaridade na sua maioria. Tendo em conta que a população de Arcozelo é maioritariamente jovem pois que temos aqui um bom indicador a nível socioprofissional.

 

 

 

 

6.    Arcozelo em relação às outras vilas desenvolveu consideravelmente.

Em que medidas mais propriamente?

 

 

 

 

R.     Em Arcozelo fez-se sentir um grande desenvolvimento como por exemplo a nível dos equipamentos e das infra-estruturas.

Outro ponto que levou a um desenvolvimento foi também um crescimento demográfico em Arcozelo o que levou ainda a um crescimento harmonioso baseado na moradia familiar.

A qualidade de vida aumentou também com todas as medidas tomadas e houve um investimento na faixa litoral, do qual saímos muito beneficiados a nível do saneamento básico, da água e das estradas.

Portanto Arcozelo registou um desenvolvimento significativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão:

 

·        Podemos concluir então, que Arcozelo se transformou numa vila apelativa e numa vila desenvolvida, em que se fazem esforços cada vez mais para o próprio bem dos seus residentes. Arcozelo é uma bola em movimento;

 

 

 

 

 

 

Arcozelo o lar do Futuro

 

 

 

publicado por 12b_verdes às 10:26
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. A imagem que...

. Rejuvenescime...

. Imagem alusiva a situação...

. ...

. O que é a Demografia?

. A DEMOGRAFIA EM PORTUGAL

. Gráfico da evolução demog...

. ...

. AUTO-AVALIA...

. Análise dos quadros refer...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds